terça-feira, 15 de maio de 2012

DEBATE SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS JORNAIS ESCOLARES


“Temos de voltar ao papel e à horta”. As palavras do professor José Machado sintetizam, de alguma maneira, o debate sobre a importância dos jornais escolares, que a Associação de Pais da nossa escola promoveu, ao fim da tarde do passado dia 10, na cantina.
Para além do já citado professor José Machado, a iniciativa sentou à mesa o Dr. Eduardo Jorge Madureira, responsável pela colecção “Público na Escola”, e o director do Agrupamento Dr. Francisco Sanches, Dr. Jorge Amado.
Eduardo Jorge Madureira louvou o facto de a Associação de Pais ter retomado a publicação do “Notícias da Sanches” e fez saber que “só com muita paciência, persistência e dedicação, se consegue manter o projecto”.
Para este docente e ex-jornalista, “os jornais escolares são o melhor meio de cativar os alunos para a leitura e para a participação nas diversas iniciativas extra-curriculares”.
O docente José Machado, que foi responsável pela publicação de diversos jornais escolares, considerou que, apesar dos avanços tecnológicos, ainda não chegamos ao ponto da substituição do papel. Aliás, foi mesmo mais longe: “nós temos de voltar ao papel e à horta. Ao papel, para sentir a leitura e à horta para superar a crise, uma vez que já se percebeu que os legumes não se colhem no supermercado”.
O director do Agrupamento, Jorge Amado, prometeu fazer todos os possíveis no sentido de convencer os professores a serem mais participativos, aquando da feitura do próximo número do “Notícias da Sanches”, que a Associação de Pais pretende publicar no final do primeiro período do próximo ano lectivo.

Secundino Cunha

Sem comentários:

Enviar um comentário